Deliciosas, acessíveis e fáceis de fazer, as sopas são excelentes opções de refeição para substituir o jantar convencional. São ricas em vitaminas e minerais, presentes em seus ingredientes, e de fácil digestão.
Também aquecem o corpo, nutrem, proporcionam bem-estar e ainda ajudam a evitar o ganho de peso, pois têm poucas calorias e saciam a fome de forma saudável.
Sem acompanhamentos
Porém, para manter o prato leve, ela não pode ser servida acompanhada de pãezinhos, torradinhas, queijo ralado e outras tantas opções que acrescentam muitas calorias.
Quer incrementar sua sopa? Especiarias como pimenta, canela e gengibre, por exemplo, podem ressaltar o sabor sem adicionar calorias. Pelo contrário, como são alimentos com ação termogênica, eles ajudam a acelerar o metabolismo.
Preparação adequada
A sopa é uma boa forma de agregar diversos ingredientes em um só prato. Sem contar o paladar, que surpreende a cada preparação.
Mas, quem quer emagrecer precisa estar atento para que a sopa seja preparada da forma adequada. Carboidratos, proteínas e hortaliças devem estar presentes. Se tiver dúvidas sobre o que acrescentar, consulte um profissional da área.
Seguem algumas sugestões de receitas saborosas e fáceis de fazer em casa.
1. Abóbora com Gengibre
Ingredientes:
½ abóbora japonesa, 1 pedaço pequeno de gengibre, 1 cebola pequena, 3 dentes de alho, ½ litro de água, Azeite e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
Corte a abóbora em cubos e leve à panela com a água. Junte o gengibre, a cebola, o alho e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos.
Bata o cozido no liquidificador, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Volte à panela e regue com um fio de azeite.
A abóbora tem baixo teor de gordura e fornece apenas 26 calorias a cada 100 gramas. É rica em cálcio, ferro, potássio, vitaminas A, C e E, entre outros.
Além de ser fonte de fibras, a sopa de abóbora ajuda a manter a sensação de saciedade no corpo. Já o gengibre é termogênico e acelera o metabolismo.
2. Feijão Light
Ingredientes:
1 litro de feijão batido, 1 cebola e 1 dente de alho pequenos, 2 colheres (sopa) de linhaça, Azeite, salsa e couve crua picada a gosto
Modo de preparo:
Refogue a cebola e o alho no azeite até dourar e reserve. Despeje o feijão já cozido e batido no liquidificador na panela da cebola e do alho.
Tempere a gosto, acrescente a linhaça e deixe cozinhar mais um pouco. Finalize com salsa picada e sirva com couve crua picada.
Ao contrário do que muita gente pensa, o feijão não engorda. Por ter alto valor nutritivo, o alimento contribui para a sensação de saciedade, o que colabora no processo de emagrecimento.
3. Legumes com Carne
Ingredientes:
½ quilo de carne magra em cubos, 2 cenouras médias picadas, 1 abobrinha média picada, 3 mandioquinhas picadas, 1 batata média picada, 1 chuchu grande picado, 1 cebola média picada, 1 dente de alho amassado, Sal e azeite a gosto
Modo de preparo:
Refogue a cebola e o alho no azeite e acrescente a carne. Mexa bastante e, após dourar, junte os legumes picados e o sal. Cubra com água e cozinhe na pressão por cerca de meia hora, ou até que a carne fique bem macia.
Os legumes, em geral, possuem baixos índices de calorias e são ricos em fibras, o que facilita o processo digestivo.
Já a carne vermelha é bastante nutritiva, fornece uma boa quantidade de proteínas, previne a anemia e melhora o desempenho muscular. Para ela auxiliar na perda de peso, porém, é necessário optar pelos cortes mais magros.
4. Tomate
Ingredientes:
4 xícaras de tomates picados, 2 cebolas médias picadas, 4 dentes de alho amassados, 1 colher (sopa) de manjericão, Azeite, pimenta e sal a gosto
Modo de preparo:
Doure a cebola e o alho no azeite e, em seguida, acrescente as 4 xícaras de tomates picados e deixe ferver. Após a fervura, cozinhe por mais 5 minutos. Adicione o manjericão, tempere com sal e pimenta a gosto.
O tomate é composto por uma substância chamada licopeno, cuja ação antioxidante ajuda a proteger as células de danos causados pelo oxigênio. Também é uma boa fonte de vitamina C, de potássio e tem poucas calorias.
Atividade e Dieta
As sopas em geral são excelentes aliadas no processo de emagrecimento, mas elas sozinhas não fazem milagre.
Também é preciso incluir atividades físicas e manter uma dieta equilibrada no dia a dia para eliminar quilos extras de forma saudável, além de sempre contar com a orientação de um nutricionista ou médico.