A saúde da mulher tem recebido maior atenção nas últimas décadas. Tanto pela consciência da importância de exames e acompanhamento médico, como pela prevenção. As mulheres sofrem diversas mudanças físicas e hormonais durante a vida. Com isso sofrem muito mais que os homens para se adaptar as diferentes fases do seu corpo.
As mulheres desempenham mesmas funções que os homens na atualidade. Somado as demais responsabilidades e preocupações, sua carga de estresse é muito alta. Por conta disso, disfunções hormonais e outros problemas relacionados ao estresse prejudicam a saúde da mulher.
Tudo isso exige uma atenção a mais a saúde da mulher, tanto físico como mental. É por isso que o acompanhamento médico, de um modo geral é tão importante.
Fases da vida da mulher
A cada etapa da vida de uma mulher, existem precauções a serem tomadas. Estas fases, que mudam seu corpo por completo, tem um início e fim. A primeira fase é a da menstruação. É neste período que grandes mudanças hormonais ocorrem no seu corpo, evidenciando a transformação de menina para mulher.
A segunda e não menos importante é a menopausa, responsável pela interrupção da menstruação. Este período além de conturbado, também causa grandes mudanças físicas e mentais na mulher. Em especial, mulheres na menopausa relatam sentir calorões, que surgem de repente (conhecidos como fogachos). Este é um dos efeitos causados pela disfunção hormonal no corpo feminino.
Como é sabido, durante a menopausa os cuidados com a saúde precisam ser redobrados. Isso devido a uma disfunção hormonal, causado pelo desequilíbrio do hormônio feminino, a progesterona.
Para contornar os efeitos da menopausa, é importante acima de tudo um bom acompanhamento médico e exames regulares. Além disso, há também a necessidade, na maioria das mulheres, da reposição hormonal. Para isso, é necessário contatar um ginecologista para receber uma orientação adequada.
Cuidados da saúde da mulher
A mulher tem diferentes fases durante a sua vida e por esta razão os cuidados com a saúde são tão importantes. Abaixo relacionamos alguns cuidados que toda a mulher precisa para ter uma boa qualidade de vida.
- Ginecologista para prevenção de câncer ginecológico, menopausa, infertilidade e endometriose. Não podemos esquecer do câncer de mama.
- Nutricional para compensar a perda de vitaminas e nutrientes essenciais para o corpo. Confira como alimentar-se bem pode se tornar um estilo de vida saudável.
- Odontologia é fundamental para a saúde bucal. Um sorriso bonito e uma boca saudável influencia muito na autoestima da mulher.
- Psicológico é necessário para que as mulheres resolvam algumas situações. Isso porque a maioria das mulheres possuem dupla jornada, seja como mãe, esposa ou profissional.
- Atividades físicas, porque contribuem na prevenção de diversas doenças, como diabetes, hipertensão, colesterol, entre outros. Além disso, a realização de exercícios físicos auxiliam no bem-estar e na manutenção da mente.
Um problema cada vez mais comum entre as mulheres nos dias de hoje é o câncer de mama. Este é um dos principais motivos pelo qual as mulheres precisam fazer o autoexame e receber acompanhamento médico. A prevenção é a melhor arma contra um dos canceres que mais mata no nosso país.
As mulheres estão estão dispostas a ajudar os outros. Com isso, muitas vezes esquecem de cuidar delas mesmas. Os cuidados com a saúde da mulher são de extrema importância para que possam dispor de uma boa qualidade de vida.
[…] Brasil, as mulheres são as mais precavidas com a sua saúde. Isso pelo fato de sempre realizarem exames médicos […]
[…] às pessoas. A campanha segue a mesma linha do, outubro rosa. Sua proposta é conscientizar mulheres para a prevenção do câncer de […]